quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Resenha A educação Proibida

O filme retrata uma crítica ao atual sistema educacional vigente priorizando a competição, a classificação das aprendizagens, conhecimento fragmentado, a garantia de alunos passivos, a falta da  discussão das emoções e valores e  o  não enxergar  o aluno como protagonista.
Desde a antiguidade,   a escola  preocupa-se  em atender as necessidades específicas da sociedade, por exemplo, no séc. XVIII época denominada despotismo onde se criou o conceito de educação gratuita e obrigatória com o objetivo de manter a  disciplina e a  obediência ao regime autoritário, pois os déspotas queriam a educação de um povo dócil e obediente. No séc. XIX os grandes empresários da época através de suas fundações educativas necessitando de mão de obra colaboraram com a ideia de escola pública e obrigatória.  Assim,  a educação se perpetua para formar trabalhadores ao sistema, conservando o modelo atual de sociedade.

Paralelo a isso, um grupo de adolescentes de uma escola pública  faz  críticas sobre  o sistema de ensino  ao realizar a  tarefa de um professor, como não são compreendidos pela Direção, iniciam-se os conflitos.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário