quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Resenha A educação Proibida

O filme retrata uma crítica ao atual sistema educacional vigente priorizando a competição, a classificação das aprendizagens, conhecimento fragmentado, a garantia de alunos passivos, a falta da  discussão das emoções e valores e  o  não enxergar  o aluno como protagonista.
Desde a antiguidade,   a escola  preocupa-se  em atender as necessidades específicas da sociedade, por exemplo, no séc. XVIII época denominada despotismo onde se criou o conceito de educação gratuita e obrigatória com o objetivo de manter a  disciplina e a  obediência ao regime autoritário, pois os déspotas queriam a educação de um povo dócil e obediente. No séc. XIX os grandes empresários da época através de suas fundações educativas necessitando de mão de obra colaboraram com a ideia de escola pública e obrigatória.  Assim,  a educação se perpetua para formar trabalhadores ao sistema, conservando o modelo atual de sociedade.

Paralelo a isso, um grupo de adolescentes de uma escola pública  faz  críticas sobre  o sistema de ensino  ao realizar a  tarefa de um professor, como não são compreendidos pela Direção, iniciam-se os conflitos.......

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Reflexões sobre Educação

Temos visto em estudos e ao longo da nossa prática, a necessidade de se, cada vez mais, buscar novos rumos para a Educação.
Reinventar os espaços e ambientes escolares, reconceituar o papel do professor e rever nossas expectativas sobre quem recebemos na Escola e qual ser humano estamos formando...Ah... o aluno!
Esse é um  grande e fascinante desafio.
A Educação não deve ter um fim em si mesma, logo, devemos criar novos diálogos com o mundo a partir da práxis.
Ser visionário e saber ouvir faz parte das habilidades do novo educador, bem como, se colocar no lugar de aprendiz (e isso não é uma ideia nova, muitos autores tem falado sobre isso já faz um certo tempo...).
Para iniciar tal "bate-papo", trouxemos três teóricos que dissertam sobre o mesmo assunto- aprendizagem- em duas esferas diferentes, porém, complexas e complementares: a individual e a coletiva. São eles: Foucault, Piaget e Candau. Cada em seu tempo histórico, mas não menos importante...
Espero que apreciem e contribuam com suas ideias sobre o assunto!
Boa leitura!

"Construir Ecossistemas Educativos" - Reinventar a Escola

Aqui a proposta é refletir sobre as contribuições de Candau para a construção do novo espaço - ambiente educativo.




"Seis estudos de psicologia" - Piaget e a Psicogenética








Ideias de Foucault